Ar Condicionado

Descrição

Higienização completa em ar condicionado automotivo.


Higienização de Ar Condicionado

O filtro de ar (também chamado de filtro de cabine) é responsável por reter as impurezas e garantir que um ar limpo e agradável saia do sistema de ar-condicionado automotivo. Ele geralmente fica escondido atrás do painel, antes das saídas de ar.

É difícil avaliar em quanto tempo ele deve ser trocado, visto que isso depende da frequência e da intensidade de uso, contudo, ao perceber qualquer um dos problemas que já listamos acima, procure um profissional especializado para efetuar a limpeza. Apesar de alguns modelos virem equipados com filtros antiácaro, a manutenção e a limpeza periódica continuam sendo as melhores soluções contra os problemas do ar-condicionado automotivo sujo.

TUBULAÇÕES

Ao fazer a limpeza do filtro de ar, aproveite para também para fazer a higienização dos tubos internos do sistema, por onde todo o ar passa. Esse processo é feito por meio de um spray que elimina as impurezas que se acumulam nessas regiões. Simples, rápido e eficiente!

EVAPORADOR

Se a limpeza básica não for suficiente para resolver seu problema, talvez seja preciso pensar em uma higienização mais profunda. Aí é que entra o evaporador, responsável por resfriar o ar. Ele dá um pouco mais de trabalho para ser removido, tanto que o processo pode demorar alguns dias e requer mão de obra especializada. Procurar um profissional capacitado para fazer a limpeza do evaporador vai evitar maiores problemas com o ar-condicionado automotivo.

COMPRESSOR

A função do compressor é, como o próprio nome já sugere, comprimir o gás refrigerante, fazendo-o circular pelo sistema. Esse processo é feito ininterruptamente, centenas de vezes por minuto. Problemas como acúmulo de resíduos certamente comprometerão o funcionamento do ar-condicionado automotivo. E como o compressor é o único componente que possui peças móveis no sistema de ar, a troca do óleo lubrificante, de baixa viscosidade e composição química diferenciada, é essencial para sua manutenção.

Na manutenção completa, que deve ser feita a cada 30 mil quilômetros, ainda serão revisados itens como filtro secador, mangueiras, válvulas de enchimento e gás refrigerante. Não ignore a manutenção e a limpeza do sistema de ar-condicionado automotivo, pois esses procedimentos são fundamentais para o bom funcionamento do seu carro, bem como para sua saúde.